Postagens populares

terça-feira, 20 de maio de 2008

JESUS RESTAURA OS VALORES DA FAMÍLIA.


Lucas 15:8-9 “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. “

Jesus contou essa parábola da dracma perdida para falar do Seu projeto de salvação da humanidade, investindo no homem perdido mas, ela é também uma figura perfeita para ilustrar a realidade de não poucos lares onde valores desapareceram e, sobretudo, concorda com os princípios bíblicos de como reencontrá-los.

Na parábola contada, por Jesus, a mulher possuía dez moedas (dracmas), perdeu uma dentro de casa e saiu à procura até encontrá-la.

JESUS RESTAURA OS VALORES DA FAMÍLIA.

·
Quais as dracmas que sumiram dentro de sua casa?

a) Sumiu a dracma do respeito.

Respeitar é considerar o valor, o direito e os gostos do outro. É tratar as pessoas com dignidade e dar importância a elas.

Pais e filhos: “Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Colossenses 3:20-21

Marido e mulher: “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; (...) Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” I Pedro 3: 1 e 7

Paulo define o respeito com a seguinte expressão: “...considerando cada um os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3

b) Sumiu a dracma do carinho.

Carinho é uma manifestação de amor verdadeiro.

“Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes.”

c) Sumiu a dracma do diálogo.

Como o iceberg que afundou o Titanic, os membros da família vão formando rochas submersas no interior e, em determinados momentos, essas montanhas flutuam no mar da vida e racham o casco da casa.

I Pedro 3:10 “Pois quem quer amar a vida, e ver dias felizes, refreie a língua do mal, e evite que os seus lábios falem dolosamente”

d) Sumiu a dracma do perdão.

Não está existindo abertura mais para o acerto, para a outra milha.

·
Algumas atitudes sábias da mulher que perdeu a dracma.

a) Decida ser o herói da sua casa.

O primeiro segredo para achar as dracmas perdidas em casa: “..porque ACHEI a dracma que EU tinha perdido.”

Foi também ela quem procurou. Não foram as vizinhas que foram varrer sua casa.

Decida você mesmo ser usado por Deus para essa missão. “...Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8

b) Valorize os pequenos detalhes

A mulher tinha dez dracmas, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas, antes de perder a segunda, ou a terceira, parou para correr atrás do pequeno prejuízo.

c) Seja diligente

A expressão do texto diz: “Até encontrá-la”. Ela só parou de procurar quando encontrou, elas não estavam na rua, estavam dentro de casa.

d) Acenda a candeia

Foi a primeira coisa que ela fez.

Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12

O ENVOLVIMENTO SÉRIO COM JESUS ILUMINA NOSSA HISTORIA, NOSSA VIDA, NOSSA CASA, E ISTO É BÁSICO PARA ENCONTRARMOS AS DRACMAS PERDIDAS.

Nenhum comentário: